HOMENAGEM À NOSSA SENHORA ou A NOSSA SENHORA? - Português na Rede

HOMENAGEM À NOSSA SENHORA ou A NOSSA SENHORA?


Para haver crase, é preciso que a palavra antecedente exija a preposição "a" e a subseqüente aceite o artigo "a". Em virtude disso, não há crase antes de "Nossa Senhora", uma vez que esse nome rejeita artigo. Constate: dizemos "a história de Nossa Senhora", "confia em Nossa Senhora das Dores", "graça concedida por Nossa Senhora da Conceição", e não "a história da Nossa Senhora", "confia na Nossa Senhora das Dores", "graça concedida pela Nossa Senhora da Conceição". Assim sendo, "Uma multidão acompanhou a procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição".

2 comentários:

Ana Gabriela disse...

Gostaria de saber se é certo colocar o artigo na frente dos nomes próprios. Ex.: a Ana, o Paulo. Em algumas regiões como São Paulo, Fortaleza, as pessoas falam assim. É certo?

Laércio Lutibergue disse...

Aceita-se pôr o artigo antes de nome de pessoas com as quais temos muita intimidade: "Você sabe da novidade? A Mariana, minha filha, vai estudar nos Estados Unidos".
Em alguns Estados, porém, como Pernambuco e Rio de Janeiro, não se usa artigo antes de nome próprio de pessoa, nem mesmo quando há intimidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...