CONCORDÂNCIA: UM DOS QUE - Português na Rede

CONCORDÂNCIA: UM DOS QUE





Com a construção “um dos que” (e semelhantes, como “um daqueles que” e “um desses que”), o mais lógico é fazer o verbo concordar no plural: “Ele é um dos jogadores que foram punidos”; “A cantora Marisa Monte é uma das artistas que vão abrilhantar a festa”; “A pesquisa do professor Ferreira é uma das que receberam o apoio do governo federal”; “O Palio é um dos carros que mais vendem no Brasil”.

Invertendo a frase, você descobre por quê: “Dos jogadores que foram punidos, ele é um”; “Das artistas que vão abrilhantar a festa, a cantora Marisa Monte é uma”; “Das pesquisas que receberam o apoio do governo federal, a do professor Ferreira é uma”; “Dos carros que mais vendem no Brasil, o Palio é um”.

O verbo fica no singular só nas poucas vezes em que a ação se refere a um só agente: “Foi uma das suas canções que tocou na festa”; “Foi um dos vinhos da sua vinícola que foi servido ontem na recepção”; “Era uma das suas filhas que estava namorando na frente da escola”.

4 comentários:

Penetralia disse...

Muito útil, obrigado!

Anônimo disse...

Laércio,

Parabéns! Excelente a sua explicação! Por você fazer a inversão, os exemplos ficaram bem evidentes. Obrigada!

sluguer disse...

Desculpe, mas eu ainda não fui capaz de decidir se essa frase está correta. Poderia dar uma ajuda a essa mente não tão brilhante? ^^'

"Um dos poucos games que eu posso dizer que é perfeito."

Neste caso, está certa a concordância ou o correto seria: "Um dos poucos games que eu posso dizer que são perfeitos." ?

sluguer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...