CONCORDÂNCIA: 100 METROS LIVRES ou LIVRE? - Português na Rede

CONCORDÂNCIA: 100 METROS LIVRES ou LIVRE?

O certo é "100 metros livre".

O adjetivo "livre" não concorda com o substantivo "metro", mas sim com a palavra "estilo", que está subentendida: "50 metros [estilo] livre", "100 metros [estilo] livre".

Atenção! O adjetivo "raso", em construções semelhantes, concorda com o substantivo "metro": "100 metros rasos", "200 metros rasos", "400 metros rasos".

Neste caso, o adjetivo concorda com o substantivo porque os metros são de fato "rasos", isto é, não há obstáculos na pista ou na piscina.

4 comentários:

Deni disse...

Na realidade não é tão fácil nossa língua como queríamos, mas me arrisco a dizer que neste caso não aceito tal explicação, pois aprendemos que o adjetivo concorda diretamente com o substantivo e ele aqui é metros(SUBSTANTIVO), ou seja tem que ser LIVRES, agora caso instale-se um ESTILO entre os dois aí sim deve concordar com o ESTILO e será assim LIVRE, e assim sendo aceitemos ambos os casos para alegria geral da nação.

Laércio Lutibergue disse...

Deni:

Respeito sua opinião. Mas é preciso entender que os termos das orações muitas vezes ficam subentendidos. Por que a gramática nos recomenda "Cerveja é bom", e não "Cerveja é boa"? Porque há um termo subentendido: "[BEBER] Cerveja é bom".

Deni disse...

Valeu pela explicação! É muito satisfatório contar com algumas informações tão completas sobre nossa língua, que é de fundir a cuca de qualquer ser pensante. Ado-ro este blog, estou sempre ligada nos desafios e adquirindo conheci -mentos de grande proveito.
Obrigada!

Alice disse...

Olá!
Se quero dizer "Empresa livre de cigarro" uso a preposição "DE" ou devo contraí-la e usar "DO".
Para usar a forma contraída devo determinar o tipo de cigarro? A forma "DE" deixa claro que é qualquer tipo de cigarro? Portanto "livre de cigarro = livre de qualquer tipo de cigarro"
"Livre do cigarro = de determinado tipo de cigarro." Nesse último caso o tipo de cigarro deve ser determinado, uma vez que a preposição contraída é especificativa?
Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...