A crase - Português na Rede

A crase

A crase assinala o encontro de dois aa: um deles, o "a" preposição, é pedido pela palavra da esquerda; o outro, o "a" artigo, é aceito pela palavra da direita. Quando esses aa se encontram, temos a fusão deles, o “a” craseado (à).


Observe o esquema. Entre barras está o "a" preposição e entre parênteses está o "a" artigo:

Eu vou /a/ (a) Bahia - há dois aa, pois o verbo "ir" exige a preposição "a" e o nome "Bahia" aceita artigo, logo, "Eu vou à Bahia".

Eu vou /a/ ( ) São Paulo - há um "a", pois o verbo "ir" exige a preposição "a" e o nome "São Paulo" não aceita a anteposição do artigo "a" - dizemos "Voltamos de São Paulo", e não "voltamos da São Paulo" - logo não há crase.

A novela vai ao ar /a/ ( ) partir das 21 horas - há apenas um "a", o "a" preposição, pois não se usa artigo antes de verbo.
Um bom expediente para saber se há crase é a "prova do ao": substitui-se a palavra feminina por uma masculina. Se o "a" virar "ao", há crase; caso contrário, não há.


Veja: há crase em "Ele se dirigiu à mãe" porque "Ele se dirigiu ao pai". Mas não há crase em "Ele se dirigiu a uma colega" porque "Ele se dirigiu a um colega", ou seja, na substituição da palavra feminina por uma masculina o "a" não virou "ao".


Publicado em 16/7/2008 no Jornal do Commercio do Recife, na coluna Com todas as letras, de Laércio Lutibergue.

5 comentários:

Anônimo disse...

Prof. Laércio Rodrigues, gostaria você comentasse, nas próximas colunas, das quartas, no JC, os plurais dos nomes próprios. Cícero Tavares de Melo. Assinante JC.

Laércio Lutibergue disse...

Prezado Cícero:

Abordarei esse assunto na coluna. Será, provavelmente, em meados de janeiro.

Obrigado pela sugestão.

E feliz Natal!

Angela Oliveira disse...

Olá Cícero, falei sobre a crase em meu blog e postei um link da sua utilíssima página. Quando puderes dê uma passada no meu Cultura de Travesseiro. Gostaria de acompanhar seu blog, mas não encontrei o espaço destinado para tal.

Desejo-te um Feliz 2009!
Abraços,
Angela Oliveira

Laércio Lutibergue disse...

Prezada Angela:

Darei, sim, uma passada no seu blog.

E o espaço para se tornar um seguidor de Português na Rede já está no blog, logo no início da coluna da esquerda.

Abraço e um ótimo 2009 para você!

Sushi disse...

Olá, eu tenho um site de concurseiros e eu criei um mapa mental sobre crase:
http://www.fiscal.cz.cc/Mapas-mentais/Portugues/Mapa-Mental-Crase.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...