SÓCIO-AMBIENTAL ou SOCIOAMBIENTAL? - Português na Rede

SÓCIO-AMBIENTAL ou SOCIOAMBIENTAL?

O elemento “socio-” junta-se com hífen apenas às letra "h" e "o": "sócio-histórico", "sócio-humanitário", "sócio-odontológico".

Às demais letras, une-se sem hífen, duplicando-se o “r” e o “s”: “socioambiental”, “sociocultural”, “sociodemográfico”,  “socioeconômico”, “sociopolítico", "sociorreligioso”, “sociorrecreativo”, “sociossexual”.

2 comentários:

Yuri disse...

Olá, meu caro,

Primeiramente, como vai o amigo?

E os vestibulares das universidades daí? Aqui para a Ufal a Covest propôs um tema com forma de abordagem tão nova quanto interessante! Enviei-lhe, a propósito, um e-mail, indicando o texto que escrevi lá para o blog (programei a publicação já).

Agora, ao seu "post" de hoje: o que o amigo acha dos dicionaristas, gramáticos e professores que aceitam, parece-me que excepcionalmente, a forma "consagrada pelo uso" SÓCIO-ECONÔMICO? Confesso que já escrevi assim também (alternando com o outro modo) e já vi muitos excelentes textos, de ótimos profissionais (da área, inclusive), contendo essa grafia.

Qual sua opinião?

Forte abraço!

Laércio Lutibergue disse...

Olá, Yuri!

Modernamente, "socio-" se une sem hífen ao termo seguinte.

Os principais dicionários, Aurélio e Houaiss, seguem essa regra.

E agora, com o acordo ortográfico, que diz que os prefixos e falsos prefixos terminados em vogal, como "socio-", só se agregam com hífen a "h" ou a palavras iniciadas com a mesma letra com que se encerra o elemento prefixal, estão oficializadas grafias como "socioambiental",
"socioeconômico" e "sociopolítico".

Obrigado pelo comentário.

Saúde e paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...