UM MILHÃO DE PESSOAS PARTICIPOU ou PARTICIPARAM? - Português na Rede

UM MILHÃO DE PESSOAS PARTICIPOU ou PARTICIPARAM?

O leitor Luiz Carlos Barbosa, de Minas Gerais, achou estranha a concordância "1 milhão de pessoas participou da passeata" e quer saber se ela está certa.
Caro leitor, é possível sim essa concordância. E, aproveitando sua dúvida, vamos esclarecer como é a concordância do verbo com a palavra "milhão":

1. o verbo vem antes de milhão – concordância com milhão: “Sumiu R$ 1 milhão”; “Lá vive quase um milhão dos oito milhões de haitianos”; “O Ministério dos Transportes estima que pelos rios da Amazônia navegue 1 milhão de embarcações regularmente”.
2. o verbo vem depois de milhão – concordância com milhão ou com o nome que se segue a milhão: “Deste total, 1 milhão sairia das suas plantações”; “Um milhão de pessoas participou (ou participaram) do desfile do Galo”; “Um milhão celebra em Nova Iorque”.
Compare o segundo exemplo com o primeiro e o último. No segundo, o verbo pode concordar no plural porque depois de milhão há palavra no plural (“pessoas”). No primeiro e no último, o verbo só pode concordar com milhão, pois não há palavra no plural.
3. verbo de ligação – concordância com o nome que se segue a milhão, independentemente da posição do verbo: “Estão grávidas um milhão de adolescentes” ou “Um milhão de adolescentes estão grávidas”.
Veja bem, mesmo com o verbo antes, neste caso, “Estão grávidas um milhão de adolescentes”. Nunca, pelo bom senso sonoro, “Está grávido um milhão de adolescentes”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...