VÍDEO-AULA ou VIDEOAULA? - Português na Rede

VÍDEO-AULA ou VIDEOAULA?

Escreve-se “videoaula”, sem hífen, pois o acordo ortográfico estabelece que não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da que inicia o segundo elemento.
Outros exemplos: aeroespacial, agroindustrial, antiaéreo, antieducativo, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, coedição, extraescolar, plurianual, semiárido.
Observação: Se a vogal que encerra o primeiro elemento é igual à que inicia o segundo, usa-se o hífen: anti-ibérico, anti-imperialista, anti-inflacionário, anti-inflamatório, auto-observação, contra-atacar, contra-ataque, micro-ondas, micro-ônibus, micro-organismo, para-atleta, semi-internato, semi-interno.

10 comentários:

Rafael disse...

Professor, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Minha maior dúvidas era com relação à "classificação" da palavra vídeo.

Abraço.

Rafael Silva disse...

Professor, por que, segundo à norma culta, é correto dizer "A contusão DEVIDA à queda agravou-se" e não "A contusão DEVIDO à queda agravou-se"? Obrigado.

Laércio Lutibergue disse...

Olá, Rafael!

Quando "devido" modifica um substantivo,ele funciona como um particípio/adjetivo.

Por isso a norma culta recomenda "A contusão DEVIDA à queda agravou-se".

Note que se a ordem fosse outra, ou seja, se "devido" não estivesse modificando o substantivo, ele ficaria no masculino: "Devido à queda, a contusão se agravou".

Abraço!

José Augusto disse...

E o primeiro elemento terminando com vogal e o segundo começando com uma consoante, tem hífen? exemplo: contra-cheque ou contracheque?

Anônimo disse...

Obrigada pela explicação!! Agora esclareceu a minha dúvida!!

Anônimo disse...

Olá, fiquei com uma dúvida! Desculpa a ignorância, mas Vídeo seria um prefixo? Sempre imaginei que o correto era vídeo aula!
Obrigada pelos esclarecimentos

Nilra Rock disse...

valeu pela informação!

Daniel3964265 disse...

Olá. Devemos escrever o videoaula ou a videoaula? Obrigado.

Laércio Lutibergue disse...

Daniel, nos compostos formados por "video-", o segundo elemento é que define o gênero: o videofone, a videoconferência, a videoaula.

Abraço.

Jamile disse...

Muito obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...