SANTO DAIME ou SANTO-DAIME? - Português na Rede

SANTO DAIME ou SANTO-DAIME?

Aurélio, Houaiss e o Vocabulário Ortográfico da ABL dizem que é “santo-daime”, com hífen, tanto a bebida quanto a seita.
Ainda segundo esses mesmos dicionários, a inicial dessa palavra é minúscula, até mesmo quando designa a seita: “Os mitos por trás do santo-daime”; “O núcleo recifense do santo-daime”; “O santo-daime é uma doutrina sincrética”.
Por fim, o termo, segundo Houaiss, originou-se da invocação "Santo, dai-me!", que expressa um pedido cujo objeto pode ser uma diversidade de coisas, como, por exemplo, a paz: "Santo, dai-me a paz!"

4 comentários:

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Santo, dai-me cada vez mais tempo para ler e aprender sempre mais aqui. Abraços criativos

Laércio Lutibergue disse...

Santo, dai-me sempre inspiração para agradar aos queridos leitores deste blog!

Forte abraço.

Laina disse...

Estimado autor, em primeiro lugar, meus parabéns pelo conteúdo do blog. Mto legal, mto engradecedor mesmo.
Sou daimista e queria fazer uma observação: o nome do chá não originou-se da invocação: Santo, dai-me, mas sim de um rogativo contido num hino recebido pelo mestre Irineu, fundador da doutrina que diz: "dai-me força e dai-me amor, para eu poder trabalhar..." (trabalhar na caridade). Há muito hinos como esse rogativo. O chá foi apelidade por ele de daime e, por ter seu caráter divino, sacramental, diz-se que ele é santo. Então o Daime é Santo = a bebida, sacramento é divina. Sendo assim, "santo daime" não seria mais acertado? Agora eu peço o seu auxílio, pois como pode ver, meu conhecido da língua é bem tímido. Muito obrigada. Abraço fraterno.

Laércio Lutibergue disse...

Prezada Laina:

Sobre a origem da palavra, minha fonte é o dicionário Houaiss.

Creio que esse dicionário fez algum tipo de pesquisa para publicar tal informação.

Mas a sua, por você ser daimista, deve também ser considerada.

Em relação à grafia, na língua-padrão, o que conta é o registro nos dicionários e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Saúde e paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...