O BEM AMADO ou O BEM-AMADO? - Português na Rede

O BEM AMADO ou O BEM-AMADO?

As duas grafias são possíveis.

Quando é um substantivo ou adjetivo composto, com o sentido de pessoa ou coisa muito estimada, querida, escreve-se "bem-amado", com hífen: "Ele é o bem-amado da família"; "Chegou a bem-amada do chefe"; "Vê-se, pelo brilho, que é um carro bem-amado".

Quando não há formação de um nome composto, caso em que "bem" é um substantivo que significa "objeto material" e "amado" é o adjetivo que qualifica esse substantivo, escreve-se "bem amado", sem hífen: "Aquela fazenda é um bem amado por ele".

Também será sem hífen quando "bem" for advérbio modificando o adjetivo "amado": "Vocês são todos bem amados pela família".

Posto isso, constatamos que deveria ser com hífen o
"bem-amado" do filme que narra as peripécias de Odorico Paraguaçu.

No entanto, os responsáveis pela produção, ao que parece, registraram "O Bem Amado", sem hífen.

2 comentários:

Doutor Satille disse...

O "bem" de Bem Amado - a historia de Odorico - na verdade é adverbio, pois cabe "muito" no lugar de bem: ele é bem (muito) amado por todos.

Laércio Lutibergue disse...

Amigo, você se esqueceu de que o artigo tem poder de substantivar as palavras.

Em "O sim da noiva", "O não do chefe", "O amar anula o sofrer", as palavras "não", "sim", "amar" e "sofrer", originariamente advérbios (as duas primeiras) e verbos (as duas últimas) foram substantivados pelo artigo.

O mesmo ocorre com "o" Bem-Amado.

Observe que a ortografia oficial prevê o hífen nas construções com "bem" quando estas forem adjetivos compostos ou substantivos compostos.

É o caso de "o Bem-Amado" do filme e da novela.

Os dicionários, a propósito, até registram "bem-amado": http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=bem-amado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...