DIA-A-DIA ou DIA A DIA? - Português na Rede

DIA-A-DIA ou DIA A DIA?


Pela nova regra, não existe hífen nas palavras compostas que têm entre os termos um elemento de ligação (artigo, conjunção, preposição ou pronome).

Exemplos: corpo a corpo (substantivo e advérbio), passo a passo (substantivo e advérbio), arco e flecha, general de divisão, lua de mel, pé de moleque, ponto e vírgula, não me toques (melindres), um disse me disse, um deus nos acuda, um(a) maria vai com as outras, um pega pra capar, carne de sol, dor de cotovelo, pau de sebo, (um) faz de conta, queda de braço, (forró/trio) pé de serra, fim de semana, bicho de sete cabeças, mão de obra, quarta de final, dia a dia (substantivo e advérbio).

Olho vivo, pois há exceções! Ei-las:

a) água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia (as economias de uma pessoa), ao deus-dará e à queima-roupa;

b) os compostos entre cujos elementos há apóstrofo, como cobra-d’água, caixa-d’água, mestre-d’armas, mãe-d’água e olho-d’água;

c) os nomes de espécies botânicas e zoológicas, como andorinha-do-mar, bem-te-vi, cana-de-açúcar, coco-da-baía, dente-de-leão, feijão-carioca, feijão-verde, joão-de-barro, limão-taiti e mamão-havaí;

d) os adjetivos pátrios derivados de topônimos compostos, como cruzeirense-do-sul, florentino-do-piauí e mato-grossense-do-sul.

8 comentários:

Curioso disse...

eh verdade que bom-dia, boa-tarde, boa-noite eh assim, com hífen?

Anônimo disse...

Sabe dizer a razão para as exceções do item "a"? Obrigado.

Laércio Lutibergue disse...

Razão não existe, "Anônimo".

Mero capricho de quem elaborou o "mui inteligente" acordo ortográfico.

Abraço.

Laércio Lutibergue disse...

Prezado "Curioso":

Já falei disso em Português na Rede.

Veja: http://www.portuguesnarede.com/2009/01/bom-dia-ou-bom-dia.html

Abraço.

Lucas disse...

Caro Laércio, e no caso de "corpo de prova" (amostra utilizada par algum teste ou análise), leva hífen ou não? Há quem o emprega, mas creio que não seja hifenizada.

Laércio Lutibergue disse...

"Corpo de prova" não se escreve com hífen, Lucas, principalmente agora depois do acordo ortográfico (mesmo caso de "dia a dia").

Abraço.

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

UM belo lugar para você tirar suas dúvidas e a cada dia ampliar seus conhecimentos. Parabéns, Professor Laércio.

Laércio Lutibergue disse...

Obrigado! Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...