Palavras do Natal - Português na Rede

Palavras do Natal

Por estarmos na antevéspera do Natal, falaremos hoje da origem de alguns termos relacionados à data.

Natal - Para os romanos, Natal era o deus que dava assistência às pessoas no momento do nascimento delas. Foi do nome desse deus que veio o latim “natale”, origem da palavra “natal”, que significa “nascimento” e, entre outras acepções, nomeia a mais importante data do calendário cristão.

Presépio - Veio do latim “praesepium”, o mesmo que “curral, estrebaria”. O significado original foi praticamente esquecido e hoje a palavra é mais empregada para designar a representação, geralmente em miniatura, da cena do nascimento do Menino Jesus.

Panetone - Provém do italiano “panettone”. Por trás de sua origem, há muitas lendas, como a de que “panetone” viria de “pane tonico” (pão tônico, fortificante) ou a de que o nome seria uma homenagem ao inventor do pão, um tal de Toni, por isso “panetone”, isto é, “pane di Toni”.

Papai Noel - O “Papai Noel” dos brasileiros foi importado do francês “Père Noël” (Pai Natal). Os portugueses, mais objetivos, traduziram essa importação e dizem “Pai Natal”. Os ingleses têm o “Father Christmas”. Os canadenses que falam inglês e os americanos pedem presentes a “Santa Claus”, cuja origem é o holandês “Sinterklaas”, “São Nicolau” em português. Nicolau foi um bispo que viveu na Turquia no século 4.º e, por ser bondoso e gostar de dar presentes, originou essa história de “Papai Noel”, alegre para as crianças que ganham presentes e, infelizmente, triste para as que não ganham.


2 comentários:

Antóvila Lima disse...

Muito boas as explicações sobre alguns termos, bastante comuns e propícios nesta época natalina. Ótimos esclarecimentos, ainda que sucintos. Apenas estranhei no texto sobre Papai Noel a grafia de "...século 4.º", pois sempre se vê abreviado, seguido de algarismos romanos: "séc. IV". Valem ambas as formas como escorreitas, além de por extenso, século quarto? Grato, até breve. Boas Festas, Feliz Ano-Novo!

Laércio Lutibergue disse...

Prezado Antóvila:

Pode ser "século IV", "século 4º" ou mesmo "século quarto".

Obrigado pela frequente participação neste blogue em 2010.

E espero vê-lo muitas vezes por aqui em 2011.

Feliz Natal!

Feliz ano-novo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...