Concursando ou concurseiro? - Português na Rede

Concursando ou concurseiro?

Juliana Albuquerque, do excelente blog Luta de um Concurseiro, nos procurou para esclarecer uma dúvida: qual a palavra mais apropriada para designar quem estuda para concursos públicos – concursando ou concurseiro?

Além de “concurseiro” e “concursando”, Juliana e demais leitores, há uma terceira palavra que pode designar a pessoa que estuda para concursos: “concursista”.

Esta, por sinal, é a única das três que consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp).

As outras duas – “concursando” e “concurseiro” – não estão relacionadas nem no Volp, nem nos principais dicionários.

Quanto a “concursando” e a “concurseiro”, podemos dizer que a favor delas está o uso. Uma pesquisa no Google mostra que suas ocorrências superam de longe as de “concursista”.

“Concursando” tem a vantagem de o sufixo “-ando” geralmente entrar na composição de palavras associadas ao ensino: doutorando, mestrando, vestibulando.

Por outro, se pensarmos que alguns tratam a condição de “concurseiro” como uma profissão, somando-se a isso o fato de o prefixo "-eiro" normalmente compor palavras relacionadas a ofício (jornaleiro, padeiro, pedreiro), a formação desta palavra é perfeitamente possível.

Para não sermos prolixos, podemos encerrar esta história assim: quem faz questão de seguir a língua oficial (a do Volp) deve usar “concursista”, quem não liga para isso pode optar por uma das formas mais usadas, ou seja, por “concursando” ou por “concurseiro”.

Compre o novo livro de Laércio Lutibergue AQUI.

Um comentário:

mestre do jogo disse...

Passei por aqui e não pude deixa de comentar. Passa no www.googlefight.com
É a ferramenta do google que coloca duas palavras para "lutarem".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...