A pergunta do leitor: anos 1980 ou anos 80? - Português na Rede

A pergunta do leitor: anos 1980 ou anos 80?

Vejo em várias ocasiões pessoas usando a expressão “Nos anos 1980”.

Até onde sei, só existiu um único ano 1980.

O correto não seria dizer “anos 70”, “80”, “90”, em vez de se usar um ano específico para se referir a uma década inteira?

(Christiane T. Galvão – Recife)

Resposta
A expressão “anos 1980” significa “anos da década de 80”.

Tem, portanto, o mesmo sentido de “anos 80”.

Esse tipo de representação ganhou força neste início de século, quando algumas pessoas acharam necessário deixar claro que a década referida era de outro século, e não do nosso.

Ou seja, para essas pessoas, a representação “anos 1910” nos dá a certeza de que se trata da década de 10 do século passado, diferentemente da forma “anos 10”, que pode ser a década de 10 de um século qualquer.

Compre o novo livro de Laércio Lutibergue AQUI.

2 comentários:

Adriano Costa disse...

A "problemática" toda está exatamente nessa última consideração: “anos 1910” nos dá a certeza de que se trata da década de 10 do século passado, diferentemente da forma “anos 10”, que pode ser a década de 10 de um século qualquer." A questão é especificar de que século é a referida década... Eu também preferiria usar o "lacônico" "anos 80", por exemplo, mas há "situações" que requerem essa referência...
- See more at: http://www.portuguesnarede.com/2011/08/pergunta-do-leitor-anos-1980-ou-anos-80.html#sthash.SdMunaU8.dpuf

Adriano Costa disse...

Desculpe-me, Laércio, mas devo ter sido bem redundante na primeira parte do meu primeiro comentário, que já era uma "excerto"... É que não me pareceu clara a sua posição em relação à "reclamação" da leitora... A expressão encurtada "anos 80", por exemplo, é ainda avalizada... ou o final da sua análise é definitivo?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...