O profissional do Direito e a língua portuguesa - Português na Rede

O profissional do Direito e a língua portuguesa

Uma das ciências humanas mais interessantes e vastas, o Direito nos leva a expandir os horizontes culturais e nos fornece conhecimentos fundamentais sobre o mundo.

Sem falar na possibilidade de realização pessoal e profissional, tendo em vista que o campo das leis é vasto e existem diversas oportunidades de trabalho na área.

Um bom Curso de Direito deve ter como princípio básico formar cidadãos completos e conscientes, os quais, antes de serem profissionais da lei, serão pessoas interessadas nos destinos da sociedade da qual fazem parte.

Pelo menos é nisso que acredito.

É por esse motivo que se deve buscar uma universidade/faculdade comprometida com uma educação séria e de qualidade.

Uma boa dica é dar uma olhada na EducaEdu, que divulga cursos de instituições do Brasil, bem como pesquisar na internet em sites confiáveis ou consultar amigos.

Isso ajuda a escolher uma boa instituição, afinal o que está em jogo é o futuro do aluno.

A escolha de uma boa instituição de ensino superior, porém, não isenta o estudante da responsabilidade sobre o seu aprendizado, uma vez que o conhecimento se somará a cada ano nessa jornada que é a formação superior, e o sucesso do futuro profissional dependerá do comprometimento dele como estudante.

O aluno não deve eximir-se, sobretudo, do estudo da língua portuguesa, já que ela será sua grande ferramenta de trabalho.

Sim, pois estudantes e profissionais de Direito se deparam no dia a dia com a necessidade de interpretar leis e textos doutrinários, bem como de fazer trabalhos acadêmicos e petições.

Nessas horas, uma boa gramática e um bom dicionário ajudam bastante.

Outra dica é revisar o texto mais de uma vez, buscando “enxugar”, eliminar as “gorduras”.

Dessa forma, conseguem-se textos ricos, concisos, claros, informativos, longe do malfadado juridiquês – uso desnecessário e excessivo do jargão jurídico e de termos técnicos de Direito.

Assim o texto cumprirá seu verdadeiro propósito, que é informar sem a necessidade de enfadonhas afetações.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...