O modo subjuntivo: Se o Brasil "impor" ou "impuser" sua vontade? - Português na Rede

O modo subjuntivo: Se o Brasil "impor" ou "impuser" sua vontade?

O certo é "Se o Brasil impuser sua vontade".

Ocorre que "pôr" e seus derivados (compor, depor, impor, interpor, propor, repor) nas formas do subjuntivo, que expressam condição e são introduzidas por "se" ou "quando", sofrem alteração no radical: viram "puser" (compuser, depuser, impuser, interpuser, propuser, repuser), se a condição for futura; ou pusesse (compusesse, depusesse, impusesse, interpusesse, propusesse, repusesse), se a condição for passada.

É muito comum o emprego de "impor" no lugar de "impuser", fato que se repete com outros verbos irregulares, como "ter" (e derivados) e "fazer" (e derivados).

Quer ver?

Quem nunca ouviu "Se a polícia deter o criminoso" ou "Se eu satisfazer sua vontade"?

São frases muito comuns, talvez até mais que as gramaticalmente corretas: "Se a polícia detiver o criminoso", "Se eu satisfizer sua vontade".

Há uma explicação para essa dificuldade de se conjugar corretamente os verbos irregulares no subjuntivo.

É que nos verbos regulares o infinitivo pessoal e o futuro do subjuntivo são iguais.

Como consequência, as pessoas tendem a generalizar e usar formas do infinitivo pessoal por formas do futuro do subjuntivo, inclusive nos verbos irregulares.

O verbo "pôr" e seus derivados, como "impor", são uma prova disso.

Mas há um modo de escapar dessa armadilha: mirar o pretérito perfeito do indicativo, pois é da terceira pessoa do plural dele que se origina o subjuntivo.

Vamos usar como modelo o verbo "impor" e conjugá-lo no pretérito do indicativo: eu impus, tu impuseste, ele impôs, nós impusemos, vós impusestes, eles impuseram.

Tire as duas letras finais da terceira pessoa do plural do pretérito (impuser-am) e você terá o futuro do subjuntivo: se eu impuser, se tu impuseres, se ele impuser, se nós impusermos, se vós impuserdes, se eles impuserem.

Agora tire as três letras finais da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (impuse-ram), acrescente a terminação "sse" e você terá o pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu impusesse, se tu impusesses, se ele impusesse, se nós impuséssemos, se vós impusésseis, se eles impusessem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...