Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa já tem data para começar a vigorar: 1º de janeiro de 2009. A partir daí, as pessoas terão até o início de 2013 para se adaptarem às mudanças, período em que poderão usar tanto as novas quanto as velhas regras. Encerrado esse prazo de adaptação, todos terão que escrever conforme o acordo.

Português na Rede, em parceria com a Editora Construir, está disponibilizando o acordo para download.

Basta acessar http://rapidshare.de/files/40605371/AcordoR.pdf.html, ir para a parte de baixo da página que vai ser aberta e clicar em free. Será aberta uma nova página, onde vai ser iniciada uma contagem regressiva de 60 segundos. Ao fim dessa contagem, aparecerá uma caixa. Dentro da caixa, você digitará a senha que aparece ao lado dela. Depois de digitar a senha, clique em download e, então, é só baixar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Além desse serviço, que marca o início das comemorações do primeiro aniversário do blog Português na Rede, a partir de segunda-feira você encontrará aqui postagens sobre as mudanças promovidas pelo acordo.

CORREÇÕES/ COMPLEMENTOS AO GUIA DA EDITORA CONSTRUIR

1. Com o prefixo "sub-", usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por "r": sub-região,sub-raça, etc.

2. Quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia o segundo elemento, há hífen: anti-inflamatório, contra-ataque, micro-ondas.
Mas o prefixo "co-" é exceção da regra: coobrigação, coordenar, cooperar,
cooperação, cooptar, coocupante, etc.

3. A publicação da Construir diz na página 10: "Quando a sílaba tônica de uma palavra paroxítona for formada pelas vogais "i" e "u" precedidas de ditongo, o acento agudo será eliminado". E cita, entre os exemplos de como era antes da reforma, a palavra "cheíinho", com acento e dois "i". Desconsidere esse exemplo. A palavra "cheinho" é grafada assim, sem acento nem dois "i". E mesmo se fosse "cheiinho" não seria acentuada, pois não se acentua o "i" tônico em hiato quando esse "i" é seguido de "nh": rainha, painho, joinha.

Postado por
Laércio Lutibergue

às
19:36

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top