Janeiro 2008 - Português na Rede

RESPOSTA DO DESAFIO – O QUE SIGNIFICA “REINAÇÃO”?


Se você assinalou que “reinação” significa “travessura”, parabéns, você acertou.

Mas, se você está entre os que erraram, não se aperreie, não. Um novo desafio já está a desafiá-lo.
Leia Mais ►

O VERBO “COMPUTAR”


“O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística computa apenas o número anual das crianças que deixam de ser registradas...”


Defectivo é o verbo que, quase sempre por questões sonoras, não tem conjugação completa, isto é, faltam-lhe algumas formas. “Computar” é um desses verbos. Não tem as três primeiras pessoas do presente do indicativo (“eu computo”, “tu computas”, “ele computa”), todo o presente do subjuntivo (“que eu compute”, “que eles computem”, etc.), bem como o imperativo negativo. No imperativo afirmativo, só tem a segunda pessoa do plural: “computai vós”.

Nos passados e futuros, é completo: “eu computei”, “nós computávamos”, “ele computará”.


O que fazer no caso do excerto? É só substituir o verbo “computar” por um com sentido semelhante: “O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística contabiliza apenas o número anual das crianças que deixam de ser registradas...”
Leia Mais ►

BATMAN CONTRA CORINGA ou CURINGA?


Jornais de todo o Brasil noticiaram a morte do ator Heath Ledger, ressaltando o fato de ele ser o "Coringa" do próximo filme de Batman. Os jornais cometeram um equívoco.

CORINGA é pequena embarcação ou pessoa feia e raquítica.

CURINGA é carta de baralho e pessoa versátil capaz de desempenhar várias atividades.

E o arquiinimigo de Batman é "Coringa" ou "Curinga"? É "Curinga", com U, por ser uma personificação da carta. Tanto que seu nome em inglês é "Joker", "curinga" (a carta) em português.
Leia Mais ►

SE CASO VOCÊ VIAJAR ou SE ACASO VOCÊ VIAJAR?

Algumas pessoas usam “se caso” no lugar de “se acaso”. Acontece que “se” e “caso” têm sentido idêntico, ambos são conjunção: “Se você for ao mercado, compre acerola” é o mesmo que “Caso você vá ao mercado, compre acerola”. Ou seja, dizer “se caso” é chover no molhado.


Com “se acaso” a história é outra, pois “acaso” é advérbio, quer dizer “se por acaso”, “se eventualmente”: "Se acaso você viajar no fim de semana, avise-me bem antes”.
Leia Mais ►

Resposta do Desafio

Mais um Desafio encerrado. Desta vez 52% dos participantes acertaram. Eles escolheram a opção “cabeleiras castanho-escuras”.


Nos adjetivos compostos, só o último elemento varia. Por isso, “mulher celto-britânica”, “empresas belgo-brasileiras”, “divergências histórico-culturais”, “cantoras luso-brasileiras”, “pólos turístico-gastronômicos”, “programas político-partidários”, “reforma político-administrativa”, “democracias latino-americanas”.

Estamos com um novo Desafio. Participe!
Leia Mais ►

CONCORDÂNCIA: UM DOS QUE





Com a construção “um dos que” (e semelhantes, como “um daqueles que” e “um desses que”), o mais lógico é fazer o verbo concordar no plural: “Ele é um dos jogadores que foram punidos”; “A cantora Marisa Monte é uma das artistas que vão abrilhantar a festa”; “A pesquisa do professor Ferreira é uma das que receberam o apoio do governo federal”; “O Palio é um dos carros que mais vendem no Brasil”.

Invertendo a frase, você descobre por quê: “Dos jogadores que foram punidos, ele é um”; “Das artistas que vão abrilhantar a festa, a cantora Marisa Monte é uma”; “Das pesquisas que receberam o apoio do governo federal, a do professor Ferreira é uma”; “Dos carros que mais vendem no Brasil, o Palio é um”.

O verbo fica no singular só nas poucas vezes em que a ação se refere a um só agente: “Foi uma das suas canções que tocou na festa”; “Foi um dos vinhos da sua vinícola que foi servido ontem na recepção”; “Era uma das suas filhas que estava namorando na frente da escola”.
Leia Mais ►

CONCORDÂNCIA: SÃO MEIO-DIA ou É MEIO-DIA?

Diz-se "é meio-dia". O verbo "ser" neste caso concorda com "meio", metade de uma unidade.
Leia Mais ►

CONCORDÂNCIA: MILHAR

As milhares de pessoas presentes ao show” ou “Os milhares de pessoas presentes ao show”?


“Milhar” é substantivo masculino. Por isso, na língua culta, diz-se “Os milhares de pessoas presentes ao show”.
Leia Mais ►

CONCORDÂNCIA: VERBO "SER"

"Cem dias são pouco administrativamente" ou "Cem dias é pouco administrativamente"?


O verbo "ser" não varia quando o predicativo é uma expressão que avalia preço, distância, medida e quantidade: "Mil reais é pouco"; "Cinco quilômetros é muito"; "Dez centímetros é nada"; "Cem dias é pouco administrativamente".
Leia Mais ►