Outubro 2013 - Português na Rede

Ziguezague ou zigue-zague?

A grafia atualizada é  "zigue-zague", com hífen.

Isso porque, na nova ortografia, escrevem-se com hífen as expressões onomatopeicas com termos repetidos, com ou sem alternância vocálica ou consonântica, inclusive seus derivados: 

Assim sendo, escreve-se lenga-lenga, lenga-lengar, zum-zum-zum, zum-zunar, zigue-zague, zigue-zaguear...
Leia Mais ►

Bem feito, bem-feito e benfeito (atualizado)

Segundo o novo acordo ortográfico, "bem" se agrega com hífen a palavras que com ele formam uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto (estimado).

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras, em sua quinta edição, publicada logo depois do início da vigência do novo acordo, registrava "benfeito", valendo tanto para o substantivo como para o adjetivo.

No entanto, a Academia Brasileira de Letras voltou atrás e ressuscitou a forma "bem-feito", que é adjetivo. 

Agora "benfeito" é apenas substantivo, o mesmo que "benefício", "benfeitoria": "O benfeito da prefeitura ajudou a comunidade". 

Em resumo:

"Benfeito" = substantivo: "O benfeito dele foi de grande valor para o país".

"Bem-feito" = adjetivo: "Achei o serviço muito bem-feito".

"bem feito" = quando "bem" é advérbio e não está agregado a "feito": "O serviço foi [bem] feito por Mariana"; e quando é uma expressão interjetiva: "Ele escorregou na gramática. Bem feito!"
Leia Mais ►

Concordância: Eram perto das 12 horas ou Era perto das 12 horas?

Indicando horas e seguido de locuções como "perto de", "cerca de", "mais de", o verbo "ser" tanto pode concordar no singular como no plural.

Em termos de correção gramatical é, portanto, indiferente dizer “Eram perto das 12 horas” ou “Era perto das 12 horas”.

Leia Mais ►